segunda-feira, 17 de junho de 2013

E viva a democracia e a liberdade de expressão!

Em tempos de manifestação por todo o país, de insatisfação geral com o governo e de brigas pelo direito a uma vida digna, condizente com o que pagamos de impostos, é importante ressaltar que o mais importante nessa história toda é justamente o direito ao ato em si: o direito de se manifestar!


Sim, porque você pode até não concordar com os motivos da população, pode achar que 0,20 é pouca coisa e que educação é um investimento sem retorno. Mas, do mesmo jeito que você tem o direito a essa opinião, outros tantos têm o direito de pensar diferente e de escolher fazer algo pra (tentar) mudar sua realidade, enquanto outros ficam lá sentados só achando... 

É como dizia Voltaire: 

“Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la.”

Acredito que o motivo pelo qual tanta gente se irrita e se incomoda (e aqui cabe um parêntese para explicar esse gente: falo de gente “normal”, gente do povo, que sofre dos mesmos abusos desses jovens manifestantes) com essas manifestações é porque culpar o governo já virou a desculpa oficial para os problemas do mundo. É muito mais fácil jogar a culpa no presidente, no governador e continuar vivendo sua vidinha medíocre de sempre. Ok, muita coisa é mesmo responsabilidade do governo (inclusive no caso em questão), mas e a SUA responsabilidade dentro disso? E o SEU poder de escolha, onde fica?

Democracia não é só ir na urna a cada dois anos, fazer sua escolha de má-vontade e depois vaiar a presidente só pra fazer coro. É preciso acompanhar, se informar e se manifestar se a coisa não está dentro dos conformes, mas saber porque você está fazendo isso.

E sem me estender muito mais, indico o filme V de Vingança. Um filme brilhante, que mostra bem essa relação governo x povo, abordando os limites entre o fim da luta pela liberdade e início do totalitarismo e mostrando que nossa maior prisão somos nós mesmos.


“O povo não deveria temer o governo. O governo é que deveria temer o seu povo.”  

Boa segunda pra nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário