quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Questão de estilo!


O post de hoje vem cheio de fotos e foi inspirado por alguns comentários trocados no facebook, no início da semana, com o amigo Felipe Ibrahim. O Fê disse o seguinte: “Neste quesito eu invejo as mulheres, porque com pouca ou muita grana vocês fazem milagres na hora de se vestir. Mas tenho achado muito difícil se vestir bem, legal, com pouca grana. Não sei se é pela cidade (SP é tudo tão barato, not). Esses dias li um post seu sobre roupas baratas e bacanas. E tinha coisas lindas.

Me identifico bastante com a opinião do Fê. Muitas vezes tenho a mesma dificuldade relatada por ele pra encontrar alguma peça que me agrade, seja no meu armário seja nas lojas. Somos bombardeados de informações todos os dias, que se propagam com imensa rapidez (obrigada internet! obrigada globalização!), e estimulados pelo sistema que nos rege a sempre querer ter alguma coisa. No quesito fashion, essas informações se traduzem na forma de tendências que nos guiam para a loja mais próxima por diferentes razões: queremos fazer parte de algum grupo, ser aceitos na sociedade, ter a nova bolsa do momento que tá todo mundo usando, etc...

Entretanto, alguns fatores se apresentam em contrário a essa movimentação: é a conta bancária que não ajuda, as coisas que estão muito caras, o modelo que não tem no seu tamanho, o desejo de ser “um pouquinho” como São Francisco e praticar o desapego, enfim.... Pergunta: o que a gente faz nessas horas? Resposta: senta e chora! Brincadeirinha....  A dica para esses momentos é se voltar para o próprio armário (e da mãe, do irmão, do namorado!), observar todas as peças (sim, pq a gente se esquece de algumas de vez em quando) e tentar encontrar novos usos pra elas. Na verdade, pouco importa se você tem o sapato do momento ou se usa alguns que já tinha, o bacana da moda é usá-la a seu favor e tentar expressar um pouco do que pensa e sente no visual. Confesso que sou bem influenciável e sempre tô de olho em alguma tendência, mas acho que é interessante tentar trazê-la para o seu universo, usá-la de acordo com o seu estilo, e NÃO tentar construir um estilo que se adéque à tendência! Afinal num mundo onde tanta gente quer parecer igual, o diferencial está em justamente expressar um pouco da própria individualidade... isso sim é ter estilo! Sei que tem muita gente por aí que diz não se preocupar com o que veste e eu acredito! É tudo uma questão de escolha e, assim como tem aquelas pessoas que, por mais que falem, não têm nada a dizer, também tem gente sem estilo algum. Lastimable

Pra compensar tanta falação, uma seleção de looks simples que exemplificam perfeitamente tudo isso aí em cima e provam que estilo não tem nada a ver com marca/preço.      
  

Entenderam do que tô falando? Aposto que todo mundo tem ao menos uma peça parecida com essas daí... E olha a Corine Bailey Rae aí na última foto, que linda!
E para os rapazes antenados e que se preocupam em andar bem vestidos, como o Fê, eu sugiro uma passadinha frequente pelo The Sartorialist. As imagens são realmente inspiradoras e pra todas as idades! Olha só...

 

Essa última é minha favorita! O melhor exemplo de que estilo independe de idade, gênero ou classe social!
Então vamos todos nos inspirar com essas belas imagens e botar a criatividade pra funcionar! 

Fica a dica....
Bjos!

3 comentários:

  1. Que engraçado, ontem eu e o Juca estávamos dando uma volta no shopping e falávamos sobre isso. Comentei com ele que eu devia estar vivendo alguma crise da meia idade antes da meia idade auhauah porque nada me agrada ultimamente. Olho as vitrines, acho coisas bonitas, mas elas não me traduzem. Abro meu guarda-roupa e tudo está fisicamente e essencialmente velho, ou seja, não sei como me vestir e tenho achado que estou me vestindo mal. A sensação que eu tenho é que essa "crise com o guarda-roupa" (olha Laís isso dá nome de post) expressa um pouco essa dificuldade em me definir. Ao mesmo tempo, não me sinto mais um adulto-jovem (como me vestia), nem um jovem (tendência modernet das roupas atuais) e também não tenho dinheiro nem sei se já sou um adulto pra me vestir como tal. E aí eu fico perdido sem saber que direção eu tomo. Juro que eu queria muito saber sustentabilizar o meu guarda-roupa mas é uma coisa que eu não sei ainda e nem acho que dentro dele tenha muita coisa que salve auhauha

    ResponderExcluir
  2. Amei La.. concordo com vcs!!
    Detalhe.. eu vi um short Levi's ai... rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lucas, acredito que essa fase de indefinição é natural e inerente a todo ser humano, em especial nessa faixa dos 20 e poucos anos... Tbm passei por isso quando tava terminando a faculdade e o meu conselho é: tenha calma que vai passar! São muitas transformações acontecendo e a gente tem até dificuldade em se definir como pessoa, quanto mais expressar isso no modo de se vestir. Respeite seu estado de espírito e preste bastante atenção ao que chama sua atenção, e tente levar isso para o modo de se vestir. Sobre as roupas antigas, olhe todas, pense bem, separe aquelas que mais gosta e sempre gostou, faça experimentações, brinque com as peças, aos poucos vai saber como encaixá-las no seu dia a dia novamente... E se realmente não conseguir usá-las, vai ver é pq não têm mais a ver com vc mesmo! Afinal tem coisas na vida que passam. Outra dica é fazer umas comprinhas! Deixa a gente feliz, faz bem pro ego (hehe) e com poucas e boas peças, pode ser que vc já tenha novas ideias de como combiná-las com aquilo que já tem... Mas não se prenda às vitrines: busque inspirações e referências! No mais, fique tranquilo, como eu já disse, acho que essa é uma condição comum a todos e não tem problema algum nisso... até hoje por exemplo não sei definir precisamente o meu estilo (acho que tenho vários) e na boa, adoro isso! Importante mesmo é a gente se conhecer e saber o que não gosta! Bjos...

    ResponderExcluir