terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Retrospectiva

Vira e mexe no mundo da moda, os designers se voltam para as épocas passadas em busca de inspiração para suas coleções atuais. Esse retorno, quando bem sucedido, tem como resultado toda uma nova forma de se usar determinado item que já foi sucesso anteriormente, ou seja, trata-se de uma releitura, uma nova proposição para algo que já esteve em alta antes e que retorna aos dias contemporâneos mantendo um pezinho lá no passado.

Uma das décadas que está bem in vogue atualmente, são os anos 20. E só observar as vitrines, que estão repletas de referências deste período: franjas, marcação da cintura mais baixa, comprimento midi, enfim... E não apenas o mundo da moda tem se voltado para este período, como também outras formas de arte, como o cinema, por exemplo, onde filmes ambientados nesta década têm feito bonito na telona: caso do lindo Meia-Noite em Paris; de O Artista, um dos favoritos ao Oscar desse ano e do remake de O Grande Gatsby, sucesso de 1974, com Robert Redford, que se passa nesse período e que contará em sua nova versão com Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan.

Tudo isso pra dizer que minha quase-Musa da semana passada foi a atriz Keira Knightley, com um look que busca referências nos anos 20.

       
Tá bom que a cor e a cintura marcada lembram mais os anos 50 (que, por sua vez, já  são uma releitura dos 20), mas o cabelo com ondinhas laterais, a maquiagem pesada nos olhos e o decote revelador nas costas, que foge do esperado para um visual tão sério, refletem bem o espírito libertário e rebelde tão característico desse período, marcado por aqueles que queriam romper com os tabus da época e experimentar a nova liberdade de vida e de movimentos que se apresentava! E viva os loucos anos 20!
Post um pouquinho extenso, mas um pouquinho de cultura nunca é demais né!

Bjokas!

2 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo!!! Amei o cabelo, o make e o vestido!! Super inspirador!!

    ResponderExcluir
  2. Sua cara Lê! A propósito, essa semana estamos comendo pão francês des-congelado. Adorei!
    Bju

    ResponderExcluir